A indústria alimentícia é de grande relevância econômica e social, já que a alimentação é uma necessidade básica do ser humano. Sendo assim, assuntos de diversos aspectos que envolvem a logística na indústria de alimentos, são essenciais.
A logística na indústria de alimentos e bebidas enfrenta desafios e obstáculos todos os dias, uma vez que esta é uma área que engloba muito mais do que o simples transporte de produtos.
Os responsáveis por esse tipo de transporte devem entregar a mercadoria certa, no local indicado e no menor tempo possível, mantendo a segurança e a qualidade dos alimentos.
Desafios no transporte da indústria de alimentos trazidos pela pandemia:
A pandemia desestabilizou a maioria das empresas em território nacional. E isso não foi diferente com a indústria de alimentos, especialmente nas questões logísticas que acabaram afetando o estoque e os preços.
Além disso, outros problemas tiveram que ser superados no meio do caminho, como:
- O aumento repentino na quantidade de erros do abastecimento automático;
- Maximização das buscas por produtos de higiene e alimentícios, o que gerou uma demanda inesperada na cadeia de suprimentos;
- Redução da mão de obra, pela falta de colaboradores que eram do grupo de risco;
O transporte está presente em todas as etapas do processo logístico na indústria alimentícia. E na maior parte do tempo está fora da empresa, o que acaba tornando a atividade muito mais complexa e cheia de riscos.
Os transportadores de carga devem estar atentos na preservação das mercadorias e na eficiência da entrega. É preciso estar alerta a possíveis contaminações externas no momento do carregamento dos veículos e garantir que os mesmos não causem a contaminação. Todos os veículos precisam estar adequados às normas da ANVISA.
Os equipamentos de carga e descarga também devem ser próprios para alimentos. Desta forma, é possível obter mais segurança e baixo risco de contaminação.
Segurança alimentar
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a saúde e a qualidade dos alimentos que consomem. Por isso, tanto a indústria alimentícia quanto seus transportadores devem continuar atentos aos procedimentos de higiene.
Manter embalagens e armazenagem apropriadas, em especial de cargas resfriadas, refrigeradas e congeladas, é requisito mínimo para garantir a qualidade e conservação dos alimentos.
A sustentabilidade, também tem sido um assunto importante
Além da preocupação com a qualidade dos produtos, os consumidores têm dado muita atenção à questão da sustentabilidade.
Este é mais um dos desafios encontrados nesse setor. A tendência é que as indústrias alimentícias se tornem cada vez mais “verdes”, adotando o consumo consciente, reuso e reciclagem de seus insumos.
No setor de logística, isso significa um veículo menos poluente.
A solução para todos estes desafios
Na Transnova, você encontra a solução para todos esses desafios. Nossos veículos são equipados especialmente para o transporte de alimentos, incluindo refrigerados, resfriados e congelados.
Nossa frota é composta por veículos sustentáveis (abastecidos com GNV/Biometano + Diesel) e profissionais altamente capacitados.
Sua empresa não precisa mais se preocupar com o transporte nem com o risco de contaminação dos alimentos. E ainda poderá contar com a economia gerada pela terceirização do serviço para nós!
Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento com a Transnova.