CIPA – Entenda o que é e como estamos fazendo este trabalho por aqui.

Provavelmente você já ouviu falar da CIPA, seja dentro ou fora da empresa. A questão é que a maioria das pessoas não entende inteiramente sobre o que se trata essa comissão. Esse é o tema do nosso artigo de hoje! Leia até o final e fique por dentro da CIPA.

Entenda o que é a CIPA

CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, esta comissão é partidária, o que significa que existe votação para os membros serem eleitos.

Depois da formação do grupo, a CIPA fica responsável por desenvolver ações preventivas, relatar condições de riscos, solicitar medidas e discutir os acidentes ocorridos. Dessa forma, é possível solicitar medidas que previnam acidentes semelhantes.

Outro fato importante é que a CIPA é regulamentada pela NR5. A NR (Norma regulamentadora) estabelece os parâmetros e os requisitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tendo por objetivo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, tornando compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do colaborador, de maneira permanente.

CIPA no dia a dia

Implantada em 1944, no Brasil, o papel da comissão observa as condições de trabalho em todos os ambientes da empresa.

Caso sejam encontradas situações que apresentem algum tipo de risco à integridade física dos colaboradores, novas medidas preventivas são tomadas para que os riscos possam ser eliminados ou, pelo menos, neutralizados.

A CIPA é responsável, principalmente, pela preservação da saúde de todos os trabalhadores dentro de uma empresa, até os freelancers e terceirizados.

Como funciona a Comissão?

A CIPA promove a conscientização de todos os funcionários, de modo que haja uma melhoria contínua das condições de trabalho do ambiente da empresa.

No mundo ideal, a Comissão possui um grupo intermediário entre a direção da empresa e seus colaboradores, tornando possível informar aos superiores a existência de riscos à integridade física.

Brigada de Incêndio dentro das empresas

Uma outra modalidade que temos é a Brigada de Incêndio, que é formada por colaboradores da empresa. Da mesma forma que acontece com a CIPA.

A diferença é que, para a Brigada de Incêndio, não existe eleição. Cada empresa pode escolher seus brigadistas da forma que desejar.

Normalmente, é o dono da empresa, em conjunto ao Setor de Segurança e outros líderes da empresa, quem indica quem serão os brigadistas.

Assim como ocorre na CIPA, a Brigada de Incêndio deve se reunir regularmente a fim de encontrar soluções para a prevenção de acidentes.

Benefícios financeiros

Por lei, a empresa não tem a obrigação de oferecer nenhum benefício financeiro para fazer parte da Brigada de Incêndio. A empresa pode conceder algum benefício como incentivo se quiser.

Tal como acontece com os membros da CIPA, os brigadistas, no seu horário de trabalho, além de executar as atividades laborais, pensam e agem também na parte de prevenção e combate a incêndio.

Treinamento para brigadista de incêndio

Para se tornar membro da Brigada de Incêndio, os colaboradores realizam diversos exercícios simulados para que possam compreender, da melhor forma, como é uma situação de risco real. As atividades são coordenadas pelo Corpo de Bombeiros do Município.

Mas, para estarem aptos à vaga de brigadista, os colaboradores precisam se enquadrar em alguns requisitos, como:

  • permanecer na edificação durante seu turno de trabalho;
  • possuir experiência anterior como brigadista;
  • ter boa condição física e boa saúde;
  • possuir bom conhecimento das instalações, dando preferência aos funcionários das áreas de utilidades, elétrica, hidráulica e manutenção geral;
  • ter responsabilidade legal e ser alfabetizado.

É obrigatório ter Brigada de Incêndio?

A obrigatoriedade muda de acordo com o estado do país. Na maioria deles, a regra determina que apenas as empresas com 20 funcionários ou mais são obrigadas a oficializarem uma Brigada de Incêndio.

Por isso, o ideal é que sejam consultadas as NTs (Normas Técnicas) ou as Its (Instruções Técnicas) dos Bombeiros para entender quais são as regras em vigor.

Na Transnova

No mês de Junho, a Brigada de Incêndio da Transnova passou por mais um treinamento para garantir a segurança de todos os colegas na empresa.

Nossa “brigada” conta com voluntários treinados e capacitados para atuarem no atendimento a emergências. Eles são os responsáveis pela prevenção e combate a eventuais sinistros ou desastres ocorridos aqui dentro da empresa.

Durante o treinamento foi abordado temas como:

  • O que é a Brigada de Incêndio?;
  • Atribuições da Brigada;
  • Definição do fogo;
  • Propagação do calor;
  • Comportamento do fogo;
  • Formas de combustão;
  • Método de extinção do fogo;
  • Classificações de incêndios;
  • Agente extintor;
  • Extintores portáteis;
  • Extintores sobre rodas;
  • Cuidados com os extintores;
  • Equipamentos hidráulicos;
  • Alarme e iluminação de emergência;
  • Equipamentos;
  • Treinamentos com extintores.

Foi um treinamento muito importante para que pudéssemos aprender um pouco mais e atualizar conhecimentos, nos preparando para quaisquer imprevistos.

Obrigado a todos que colaboraram para que este evento pudesse acontecer!

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